Login site APAEF

Espaço do Utilizador

Sondagens

O que pensa do novo site?

Visitantes online

Temos 3 visitantes em linha

Membros APAEF Online

Nenhum

Info site APAEF

Membros : 89
Conteúdo : 148
Favoritos web : 1
Visualizações de conteúdos : 24213

RSS FEED

Fórum de Debates
Welcome, Guest
Please Login or Register.    Lost Password?
Go to bottom Post Reply Favoured: 0
TOPIC: Re:Filosofia Clínica
Dusicyon (User)
Fresh Boarder
graph
User Offline Click here to see the profile of this user
Filosofia Clínica 1 Year, 5 Months ago Karma: 0  
Temos de perguntar-nos em primeiro lugar qual deve ser afinal o objecto do aconselhamento filosófico. Em segundo lugar, devo confessar que me agrada a terminologia (e inclinação) brasileira e que não tenho grande pejo em denominar de clínica, a prática filosófica. Sendo ambiciosa, a definição precisa de limites e objecto. Não só. Havendo várias soluções para as mesmas doenças, cujo diagnóstico e tratamento é feito por disciplinas como a psiquiatria, ou a psicologia e dentro de cada uma, correntes próprias, é útil ao filósofo clínico (ou prático) reconhecer, senão o método, pelo menos as tipologias de cada doença. Este não é um trabalho de raíz, o que representa por si um auxílio importante para uma nova visão e abordagem aos problemas que afligem todos os que de uma forma ou outra procuram auxílio perante o filósofo. Sou também de opinião que o filósofo clínico não tem de ser por formação licenciado em filosofia mas que deve ser avaliado quando isso for possível por um colégio de filósofos mais experientes e cuja exigência deva ser idêntica e elevada, tal como para o filósofo de formação, sendo que ambos, após esse exame, serão integrados numa mesma classe profissional que por mérito e esforço político deverá um dia ser homologada (aqui também à semelhança do que aconteceu no Brasil - se as minhas fontes não me enganam). [Até já]

Report to moderator   Logged Logged  
  The administrator has disabled public write access.
Dusicyon (User)
Fresh Boarder
graph
User Offline Click here to see the profile of this user
Re:Filosofia Clínica 1 Year, 3 Months ago Karma: 0  
Relativamente ao objecto creio que podemos recorrer à linguagem como matéria prima a ter em conta na avaliação ético-clínico-filosófica. De facto, a forma como a linguagem transporta a personalidade de dentro e para fora do consulente (não me estou a enganar no termos pois não?), ou seja da pessoa em análise, para os outros e em primeira mão pelo filósofo clínico é não só primacial como também moldável. Ela exprime não só a personalidade e o carácter, como é em si passível de uma transformação de fora e de dentro, para dentro e para fora.

Report to moderator   Logged Logged  
  The administrator has disabled public write access.
Go to top Post Reply